Categories: Blog

4 dicas para contratar um treinador de vendas


Sabemos que na hora de contratar um treinador de vendas para melhorar os resultados da sua empresa, surgem dúvidas sobre o que levar em conta para fechar um bom acordo com o palestrante. Afinal, você não quer contratar mais uma palestra clichê que aborda de maneira superficial os mesmos assuntos de sempre. Uma boa palestra de vendas trará vantagens e benefícios, seja para sua empresa e seus funcionários, seja para a consolidação de seu evento de forma positiva. Caso não tenha certeza de quais parâmetros a serem seguidos, siga essas dicas abaixo:

Não contrate um treinador de vendas amador

Antes de contratar considere a trajetória do treinador, sua bagagem e experiências adquiridas. Igualmente, compare com os resultados e conquistas obtidas até o momento. Por fim, entre em contato com os clientes atendidos pelo profissional e obtenha um feedback dos serviços prestados.
A contratação de um bom profissional evita que o resultado final esperado seja comprometido. De certo, temas importantes para o crescimento da empresa e bom desempenho dos funcionários têm de ser tratados da melhor maneira possível.

Veja Também: Treinamento de Vendas: como avaliar

Naturalmente, quem contrata amadores aumenta a chance de comentários infelizes, riscos trabalhistas, falta de credibilidade dos participantes e perda de produtividade. Uma empresa que concentra 50 funcionários em uma palestra de 8 horas, ou está investindo 400 horas ou jogando fora todo esse tempo. Cuidado!

Se a palestra é vendas, não contrate quem não é vendedor

A crise fez com que muitas pessoas se adaptassem ao mercado, o que aumentou a procura pela formação em Coach. Evidentemente, profissionais com pouco tempo de formação têm se aventurado como palestrantes e facilitadores. Em contraste, sem entender o mercado de vendas e a importância da instrução funcionários, acabam produzindo um resultado infeliz. Essa é a principal diferença para o treinador de vendas.
Contratar um treinador de vendas que não vende é no mínimo estranho, mas acredite: tem muito palestrante de vendas que nunca sentou numa mesa de negociação ou mesmo atendeu um cliente. Com que propriedade ele vai expor uma situação, para o público alvo?
Sem dúvida, o técnico de vôlei, o mágico, o palhaço ou o jogador de basquete têm histórias de superação fantásticas, deixam a plateia muito animada, entretém os participantes, mas e depois? Quando surgir a objeção do cliente na hora da venda, o que ele fará? Vai pensar positivo? Vai ter garra, motivação e autoconfiança? Não só de discurso motivacional se faz o palestrante, mas principalmente de conteúdo.

Evite palestras excessivamente técnicas

Em síntese, uma das maiores reclamações de participantes em geral é quando o foco no conteúdo se torna exagerado. Entretanto, a culpa não é vem a ser do conteúdo, mas sim do treinador. Sem dúvidas, um bom palestrante tem que ser um facilitador de aprendizagem. Ou seja, alguém que forneça conteúdo enquanto cria um ambiente de aprendizagem da técnica. E dessa forma os funcionários possam colaborar ativamente trocando suas experiências. Inegavelmente, ficar sentado ouvindo uma palestra sem participar ou interagir pode ser desestimulante para eventos futuros.
Portanto, procure um palestrante criativo e ousado, que passe o conteúdo de maneira divertida e didática. E que, da mesma maneira, consiga atrair a atenção dos participantes. Porém, um cuidado se faz necessário nessa escolha: o treinador não pode se limitar ao seu material didático, lendo o que está sendo exibido na tela. Ele deve ser capaz de fazer uso de todo o seu conhecimento para dar respostas corretas e elucidativas às perguntas que eventualmente surgirão.

Não contrate um treinador de vendas arrogante

Ao recolher um treinador de vendas para sua empresa, prefira aquele que se interesse pela sua história e construção do seu negócio. Que da mesma maneira, valorize suas lutas e conquistas para a realização dos seus projetos. E que se mostre realmente motivado para fazer parte na melhoria desse empreendimento. De certo, um palestrante que supõe já estar de posse do conhecimento e convicções terá dificuldades de perceber os principais pontos a serem atingidos. Pontos estes essenciais para melhorar desempenho dos seus funcionários, realizando um trabalho muito aquém do esperado e tendo em contraponto um elevado custo.
Gostou das dicas? Fica ligado no blog do Instituto Vendas para outros posts com dicas para sua equipe de vendas e líderes!
Quer contratar uma palestra de vendas fora dos padrões? Entre em contato com o Instituto Vendas!

Linkedin


Instagram


Facebook


Youtube

Rua Senador Dantas 76, Sala 1403 – Centro, Rio de Janeiro / RJ – 20031-205
(21) 3557-5410 / (21) 97124-6320

Cppyright 2019 © Todos os direitos reservados. Design by Renata Caballero

Gustavo Malavota

View Comments

Recent Posts

Andragogia: O que é e como aplicar nos seus treinamentos de equipe

Uma pergunta que sempre surge quando falamos de andragogia é: quem tem mais facilidade para…

4 anos ago

Como criar uma universidade corporativa com um programa de aprendizado de alto impacto

Com o mundo moderno ficando cada vez mais competitivo, as empresas estão continuamente procurando maneiras…

4 anos ago

4 passos para montar o seu treinamento de vendas

Aqui você vai encontrar o passo a passo para criar o seu treinamento de vendas…

4 anos ago

13 técnicas para melhorar seu treinamento de adultos

Encontrar um equilíbrio entre abordagens novas e antigas aumenta a eficácia da aprendizagem de adultos.…

4 anos ago

Como alavancar a produtividade por meio de treinamentos

Os funcionários desejam orientação de seus gerentes para melhorar o desempenho no local de trabalho.…

4 anos ago

Teoria de aprendizagem de adultos – como aplicar na sua empresa

A ambição de todo instrutor é tornar o aprendizado corporativo o mais impactante e envolvente…

4 anos ago