É possível encontrar em qualquer empresa alguém que exerça sua profissão melhor que os outros. Sempre haverá aquele gestor que sempre bate consegue gerir as metas, sabe o processo todo de cor e às vezes não sabe nem como faz, apenas faz. Essa é a pessoa perfeita para se tornar um gestor multiplicador.
Às vezes o conceito de gestor multiplicador pode ser um pouco confuso. Porém, é mais fácil do que parece. O gestor multiplicador nada mais é que um integrante da equipe que servirá de treinador para multiplicar o conhecimento que já tem, ensinando o resto da equipe. Qualificar multiplicadores é a estratégia que demanda menos recursos e por isso é tão procurada.
Esse colaborador vai exercer o papel de mentor da equipe, transmitindo o conhecimento. O grande problema é que muitas vezes esse gestor não tem o tato necessário para realizar o treinamento da maneira mais adequada. Um dos mais comuns exemplos é o do gestor que sabe todo o conteúdo e todos os processos, mas não faz ideia de como passá-los. É a ideia daquele professor da escola ou faculdade que todos nós tivemos – sabe a matéria, mas não tem didática alguma.
Por isso é comum a estratégia de contratar alguém de fora da empresa que ensine esse gestor (e outros gestores!) a ser um multiplicador. Entretanto, isso envolve um processo de identificação das pessoas com perfis corretos para serem gestores multiplicadores. Por carregarem uma tarefa tão importante, é preciso que a formação desses multiplicadores seja meticulosa. Afinal, se eles não conseguirem multiplicar, o investimento não foi apropriado.
É preciso tomar um tempo para escolher o integrante mais apropriado e capacitado. Dessa maneira, levará menos tempo para que ele seja ensinado a multiplicar e, ao mesmo passo, a multiplicação futura será muito mais efetiva.
Existem alguns pontos importantes a serem considerados ao escolher um multiplicador. É preciso ver certas características que envolvem o trabalho de multiplicação que ele fará. Veja abaixo:
Existem inúmeras maneiras que o gestor colaborador pode atuar. É preciso compreender que, uma vez formados, eles se tornarão imagens de liderança e conhecimento dentro da empresa. Por isso, existem diversas maneiras que eles podem atuar individualmente.
E então, você já havia pensado em formar gestores multiplicadores? Como funciona a transmissão de conteúdo na sua equipe? Conta pra gente!
O Instituto Vendas também treina equipe de gestores pra serem multiplicadores! Dá uma olhada aqui.
Uma pergunta que sempre surge quando falamos de andragogia é: quem tem mais facilidade para…
Com o mundo moderno ficando cada vez mais competitivo, as empresas estão continuamente procurando maneiras…
Aqui você vai encontrar o passo a passo para criar o seu treinamento de vendas…
Encontrar um equilíbrio entre abordagens novas e antigas aumenta a eficácia da aprendizagem de adultos.…
Os funcionários desejam orientação de seus gerentes para melhorar o desempenho no local de trabalho.…
A ambição de todo instrutor é tornar o aprendizado corporativo o mais impactante e envolvente…