A ambição de todo instrutor é tornar o aprendizado corporativo o mais impactante e envolvente possível. Mas como pôr isso em prática? O primeiro passo para criar um ótimo curso é entender como a mente do aluno funciona. A Teoria da Aprendizagem de Adultos, também conhecida como Andragogia, é um conceito que existe há bastante tempo. Ela destaca as distintas formas de como os adultos respondem melhor ao aprendizado e é um item essencial para qualquer treinador.
Essa teoria é relativamente simples de entender, então vamos explicar o que é e como seus princípios podem ser aplicados à sua estratégia corporativa de aprendizagem .
Desenvolvida por Malcolm Knowles, a Teoria da Aprendizagem de Adultos, ou Andragogia, é o conceito de como os adultos aprendem e como isso se difere das crianças. O objetivo é mostrar como a aprendizagem de adultos é distinta e identificar os estilos dessa aprendizagem que melhor se adaptam a eles. Ao longo do tempo, essa teoria foi sendo ampliada e adaptada.
Em sua essência, ela contém cinco suposições principais sobre alunos adultos e quatro princípios andragógicos. É uma teoria aplicável a empresas em particular, visto que funciona bem para cursos de formação comuns, como competências sociais.
Uma parte central da Teoria da Aprendizagem de Adultos de Knowles refere-se a cinco suposições. Cada uma delas descreve as formas gerais pelas quais os adultos percebem a aprendizagem e como praticam-na.
Conforme envelhecemos, deixamos de ser dependentes e passamos a ser mais independentes. Por isso, preferimos aprender as mudanças orientados, não só por um instrutor, mas também para uma abordagem mais autodirigida.
Os adultos possuem muito mais experiência da qual extraem conhecimentos e referências. É a partir delas que os adultos fazem analogias com o conteúdo e conseguem aprender e fixar melhor o conhecimento.
Os adultos querem ou estão prontos para aprender quando há um motivo, como quando é voltado para o crescimento e desenvolvimento relacionado ao seu trabalho.
Quando somos adultos, queremos que o que está sendo nos ensinado seja realmente aplicável à nossa vida cotidiana, em vez de ser um aprendizado geral sobre um assunto. Queremos aprender habilidades práticas que nos ajudem a resolver problemas do dia a dia e trabalhar melhor.
Quando crianças, aprendemos por causa de fatores externos, como pais e professores. No entanto, como adultos, queremos aprender por razões próprias, por exemplo, para progredir no trabalho ou para aumentar a autoestima.
Ao levar em conta que os adultos aprendem de maneira própria e única, podemos dizer que existem 4 fundamentos centrais que explicam como melhor desenvolver o treinamento para eles.
Em relação à aprendizagem, os adultos desejam ou precisam se envolver em como seu treinamento é planejado, ensinado e executado. Eles querem controlar o quê, quando e como aprendem.
Os adultos ganham mais quando podem incluir experiências anteriores no processo de aprendizagem. Eles podem aproveitar o que já sabem para adicionar mais contexto ao seu aprendizado.
Memorizar fatos e informações não é a maneira certa de os adultos aprenderem. Eles precisam resolver problemas e usar o raciocínio para melhor assimilar as informações que lhes são apresentadas.
Os adultos querem saber “Como posso usar essas informações agora?”. O que eles estão aprendendo precisa ser aplicável às suas vidas e implementado imediatamente.
Com a explicação da Teoria da Aprendizagem de Adultos, como você, enquanto treinador, a usa de forma prática para o seu aprendizado corporativo?
Aqui estão algumas dicas para usar essa teoria em seus treinamentos:
Muitas metodologias de design instrucional têm uma fase de análise. Dentro disso, você analisa tudo, desde quem, o quê, quando e onde, até o como. Este também é um momento perfeito para considerar como a andragogia se aplica. Nesta fase, você deve avaliar como o treinamento anterior foi realizado e se ele pode ou não ter se encaixado na estrutura. Também se questione: como você pode planejar as aplicações práticas do treinamento para que seus funcionários, clientes, … vejam o valor real do treinamento para eles.
Como mencionado acima, os adultos gostam de estar envolvidos em todas as fases de sua aprendizagem, portanto, envolva-os tanto quanto possível. Um bom exemplo é o treinamento de funcionários. Antes de desenvolver cursos, pergunte o que eles realmente querem aprender e como gostariam de aprender. Durante a aprendizagem, incentive a colaboração, opiniões e discussões com outros alunos e instrutores.
Em seguida, quando o treinamento for concluído, peça feedback sobre tudo, desde exames até conteúdo e software usado para treinar. Isso dará aos alunos um senso de participação em todo o processo.
No passado, o aprendizado corporativo costumava ser uma atividade obrigatória, realizada em um determinado momento. Agora, com tecnologias como um LMS (Learning Management System – Sistema de Gestão de Aprendizagem), você pode criar um ambiente de aprendizagem muito mais autodirigido e independente para seus alunos adultos. Você pode permitir que eles treinem quando e onde quiserem, oferecer uma seleção de cursos que eles podem escolher para se inscrever e permitir que eles tenham seus próprios objetivos de aprendizagem distintos.
Como afirma a teoria, os adultos gostam de saber como o treinamento terá aplicação e benefícios imediatos para eles. Portanto, ao criar o conteúdo do seu curso, injete nele tantos exemplos do mundo real quanto possível. Se você estiver treinando seu cliente sobre como usar seu produto, oriente-o passo a passo por um fluxo de trabalho que ele realmente usará e declare explicitamente como e por que o usaria. Para o treinamento de funcionários, o mesmo se aplica: diga como o treinamento ajudará e, a seguir, use exemplos genuínos para treinar.
Uma vez que os adultos preferem a solução de problemas a apenas fatos, ao criar conteúdo, é uma boa ideia não apenas apresentar todas as respostas imediatamente. Por que não ser criativo e criar cursos que estimulem o cérebro dos alunos? Você pode fazer isso de algumas maneiras simples, incluindo adicionar avaliações e simulações que descrevem problemas específicos que um aluno pode realmente encontrar e, em seguida, fazer com que seus alunos usem suas habilidades para superá-los.
A Teoria da Aprendizagem de Adultos tem muitos usos práticos para seu aprendizado corporativo. Mas, como sempre, a chave para um ótimo aprendizado é experimentar e testar. Pegue partes da teoria e aplique-as ao treinamento de seu funcionário ou cliente e veja como isso melhora a experiência de seus alunos.
Uma pergunta que sempre surge quando falamos de andragogia é: quem tem mais facilidade para…
Com o mundo moderno ficando cada vez mais competitivo, as empresas estão continuamente procurando maneiras…
Aqui você vai encontrar o passo a passo para criar o seu treinamento de vendas…
Encontrar um equilíbrio entre abordagens novas e antigas aumenta a eficácia da aprendizagem de adultos.…
Os funcionários desejam orientação de seus gerentes para melhorar o desempenho no local de trabalho.…
Se você pudesse escolher entre dois médicos diferentes, um que é treinado e outro não,…