Com o mundo moderno ficando cada vez mais competitivo, as empresas estão continuamente procurando maneiras de evoluir e transformar suas estratégias.
Os executivos agora contam com seus líderes para desenvolver negócios que possam responder rapidamente às mudanças e enfrentar desafios específicos de negócios por meio do aprendizado e desenvolvimento dos funcionários.
O desenvolvimento de conteúdo, ferramentas digitais, programas educacionais e cursos de treinamento estão sendo reinventados para acesso online instantâneo, permitindo que empresas e funcionários aprendam como nunca antes. As universidades corporativas são uma das soluções que as empresas estão adotando para promover o aprendizado entre seus colaboradores.
Qual é o conceito de universidade corporativa?
Embora não seja um conceito novo – considerou-se que a General Electric criou a primeira universidade corporativa na década de 1950 – as universidades corporativas parecem estar retornando. Certamente, o investimento é válido, já que a cultura organizacional geralmente é abordada por meio de oportunidades de aprendizagem individualizadas.
Uma pesquisa do Boston Consulting Group (BCG) mostra que o número de universidades corporativas formais nos Estados Unidos dobrou e cresceu para aproximadamente 2.000 entre 1997 e 2007. Atualmente, esse número já está em mais de 4.000 empresas em todo o mundo.
Um dos objetivos mais comuns por trás de uma universidade corporativa é fornecer o treinamento e o desenvolvimento necessários para manter as empresas e os funcionários competitivos no mercado. Para isso, o foco é principalmente colocado no desenvolvimento de habilidades práticas que geralmente não fazem parte dos currículos centrais das universidades e faculdades e trabalhando sob a crença de que, ao beneficiar os funcionários individualmente, toda a organização se beneficia.
Definir o papel da universidade corporativa é mais do que apenas colocar um logotipo nos cursos e materiais de treinamento da empresa. Eles geralmente têm duas características distintas: 1) Uma instalação dedicada, podendo ser física ou online; 2) um currículo adaptado à estratégia global da empresa.
Benefícios de uma universidade corporativa
A criação de um programa de L&D (Aprendizagem e Desenvolvimento) pode oferecer muitos benefícios à empresa e aos seus funcionários. Como por exemplo:
Educação Continuada / Avanço na Carreira
Uma universidade corporativa pode inspirar os funcionários a aprender e desenvolver novas habilidades e conjuntos de habilidades. Pode promover o aprendizado contínuo, produzindo uma estrutura que inclui programas de certificação e oportunidades de progressão na carreira por meio da educação continuada.
Retenção de força de trabalho
Um número significativo de colaboradores escolherá permanecer em uma empresa que lhes permite se desenvolver e evoluir, juntamente com oportunidades de ascensão profissional. A retenção de funcionários é um importante custo-benefício para as organizações, pois o custo médio de contratação de um novo funcionário gira em torno de R$3.376,00, segundo o site Treasy.
Marca aprimorada da empresa
As universidades corporativas oferecem várias oportunidades para promover a marca e a imagem de uma organização. Essa marca pode ir além dos funcionários e incluir parcerias com outras empresas e instituições de ensino.
Grande potencial de Retorno sobre Investimento (ROI)
Embora a criação de uma universidade corporativa exija um certo investimento, o retorno pode ser bastante significativo. Isso pode ser alcançado por meio do desenvolvimento e retenção de funcionários, gestão do conhecimento e melhores resultados da equipe.
8 passos para criar de uma universidade corporativa
- Determine com a equipe executiva sênior como o aprendizado apoia a estratégia e a visão da organização.
- Identifique como alinhar as atividades de treinamento com as iniciativas da organização.
- Crie um nome, logotipo e marca de uma universidade corporativa.
- Desenvolva uma declaração de visão, missão e valor.
- Determine as principais iniciativas e como você medirá o sucesso.
- Identifique a melhor plataforma de experiência de programa para ajudar a atingir os objetivos da universidade corporativa.
- Trabalhe com sua equipe de marketing para criar um plano interno de marketing e comunicação para a universidade corporativa.
- Crie um plano de implantação e certifique-se de que ele atinja todas as partes da organização.
Como gerenciar uma universidade corporativa
Aqui estão algumas dicas de como manter sua iniciativa funcionando de maneira equilibrada e eficaz:
- Faça do marketing um componente central. Trabalhe em estreita colaboração com seu grupo de marketing para divulgar sua universidade corporativa.
- Opere esse investimento como um negócio.
- Desenvolva planos detalhados e atribua proprietários claros para cada tarefa.
- Lembre-se sempre que as pessoas gostam de ser reconhecidas, portanto maximize esse poder para impulsionar o sucesso de sua iniciativa.
- Abrace a tecnologia, mas utilize a tecnologia certa. O aprendizado pode se tornar contínuo, imediato e dinâmico.
- Pense que, na aprendizagem, o processo de aquisição de conhecimento é constante e não apenas um evento ou programa de treinamento único.
- Considere oferecer planos de desenvolvimento de longo prazo, como programas de certificação ou graduação para funcionários, com a oportunidade de obter uma certificação profissional ou diploma universitário corporativo.
- Determine como definir e medir o sucesso, considerando objetivos e estratégias de negócios da empresa, além de avaliar o que a empresa se esforça para alcançar em termos de recursos humanos (retenção, desenvolvimento, etc.) e como isso afeta os consumidores finais e as partes interessadas.
- Construir comunidades de prática que se reúnem para capitalizar seu conhecimento coletivo sobre um determinado cargo ou função dentro de uma empresa. Elas podem ser formais ou informais e geralmente usam algum tipo de tecnologia para permitir a colaboração.
As universidades corporativas de hoje dificilmente são parecidas com os programas de capacitação enfadonhos do passado. Ao desviar a atenção do benefício organizacional e colocá-lo no benefício individual, as universidades corporativas ajudam os alunos a perceber as vantagens da educação continuada.
Desenvolver um currículo que realmente se concentre no indivíduo é a melhor maneira de extrair o talento bruto e o potencial de cada um dos funcionários.
E aí, curtiu as dicas? Esse é só o primeiro passo para alavancar a produtividade dos seus colaboradores. Dá uma olhada no que o Instituto Vendas oferece para te atender melhor!