Quem trabalha no setor de vendas sabe que vender não é um ato simples, e sim um procedimento que requer competência por parte do vendedor e um treinamento adequado, com técnicas eficientes e as melhores ferramentas possíveis.
Uma das técnicas mais conhecidas no ramo é o storytelling, que em português quer dizer contar histórias. Se você quer saber um pouco mais sobre essa técnica e como ela funciona, acompanhe atentamente o texto a seguir.
O que é storytelling?
A técnica de storytelling consiste em contar histórias de modo que transmitam uma ideia, um valor ou um conhecimento ao cliente que envolvam ou não a utilização dos produtos em experiências próprias. O ato de contar histórias é muito conhecido pois ajuda a engajar o cliente, fazer com que ele sinta mais confiança em relação ao produto que está sendo oferecido e na empresa que distribui o produto em questão.
Isso acontece por que a natureza do ser humano é essa, muitas vezes nós precisamos ouvir a experiência de outra pessoa com relação a um produto para poder sentir a necessidade de obter esse produto também. Estudos comprovam que, subconscientemente, as histórias influenciam no poder de decisão dos clientes no final das contas.
Contar história não é contar mentiras
A autenticidade é o elemento chave para uma boa história. Se você usar mentiras, parecerá aos olhos do cliente que você quer enganá-lo. Fazê-lo gastar com algo que não tem o valor prometido, o que pode levar sua venda por água abaixo. Além disso, pode transformar a imagem que o cliente tem sobre a empresa em algo negativo. Por isso, se for contar histórias, conte histórias verdadeiras, assim suas chances de cativar o cliente serão bem maiores.
Lembre-se: contar histórias por si só não transforma sua venda em um sucesso, pois cada caso é um caso. Se for preciso demonstrar a funcionalidade do produto, faça-o. É importante ter em mente que cada cliente reage de uma forma a abordagem do vendedor. Portanto, aja de acordo com a reação dele.