Últimas do IV:
O Lab IV tem o objetivo de formar o indivíduo na competência por meio dos conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para o desenvolvimento dele dentro da empresa.

Blog

O perigo de se ter uma equipe desmotivada

A desmotivação é como uma praga que invade uma plantação. Montar uma boa equipe significa muito mais do que a reunião de funcionários capacitados e com bons currículos. É preciso dar a essa equipe uma estrutura de trabalho e guiar esses funcionários para que eles rendam bons resultados para a empresa. Fornecer os cuidados, e prevenir as pragas, assim como na colheita.

Sua equipe anda desmotivada?

Porém, isso é praticamente impossível quando o empreendedor tem em mãos uma equipe desmotivada. Além disso, que se acomodou no trabalho e que não se esforça em busca de inovações.

Afinal, uma equipe desmotivada pode surgir por diversos motivos. E, quando isso acontece, é chegado o momento de mudar o cenário. Dessa forma, estimular os funcionários desta equipe a sair da zona de conforto e irem à busca de maiores objetivos dentro da empresa.

Portanto, uma equipe desmotivada dentro de sua empresa é um perigo. Seja para própria equipe, podendo gerar até mesmo atrito entre funcionários, ou para os lucros da empresa.

Capacite seus funcionários

Primeiramente, como tirar a equipe da zona de conforto? Apresentando aos seus funcionários o conhecimento, ideias e técnicas diferentes do que eles estão acostumados a aplicar diariamente. A capacitação é extremamente eficiente, pois traz novos ares tanto para o funcionário quanto para a empresa. Por exemplo, os treinamentos podem ser internos, a empresa pode trazer um professor ou palestrante. No entanto, nada impede de serem externos. Independentemente da metodologia, o importante é estimular a equipe desmotivada.

Envolva sua equipe nas decisões

Quando a equipe é diretamente envolvida nos processos de tomada de decisões as responsabilidades aumentam, e isso estimula um papel mais ativo de cada funcionário dessa equipe, apresente novos cenários aos seus funcionários, e mostre que a empresa se importa com a opinião de cada a respeito desse novo projeto apresentado. Dessa forma, o empreendedor cria um ambiente de gestão participativa onde a equipe possui uma parte no poder de decisão.

Comunique-se de forma clara

Um dos grandes motivos de uma empresa ter uma equipe desmotivada é a falta de clareza na comunicação entre ela e seus funcionários, principalmente quando o assunto é o trabalho a ser desenvolvido. Se esses funcionários recebem informações incertas, e não sabem exatamente o que devem fazer em seu trabalho diário, e quais os objetivos desse trabalho para os objetivos globais dessa empresa, os riscos de frustração são grandes.

Por isso, é de suma importância ser o mais claro possível e sempre estar se comunicando com essa equipe e sempre disposto a tirar qualquer duvida dela. Seja por memorandos, e-mails e etc., mas sempre encontre um tempo para ter uma conversa pessoalmente com essa equipe, procure ouvir e buscar entender quais as dificuldades que essa equipe desmotivada está encontrando no caminho de exercer suas funções. E o mais importante de tudo, busque soluções para esses problemas.

Recompense-os pelo bom desempenho

Uma das grandes causas de uma equipe desmotivada é a falta de reconhecimento de seus esforços, e acredite isso acontece muito. Por isso, é importante sempre estar motivando seus funcionários e reconhecendo os seus esforços. Quando falamos em recompensa por um bom trabalho nem sempre estamos nos referindo a uma recompensa financeira. Um parabém é um grande estimulo ao funcionário, assim como escalas de folgas e outras coisas do tipo. O que não pode deixar acontecer é sempre cobrar em excesso e na hora de parabenizar simplesmente esquecer. Isso frustra o funcionário o que gera uma equipe desmotivada.

 

Related posts
AndragogiaAprendizagemBlogGestãoTreinamento

13 técnicas para melhorar seu treinamento de adultos

AprendizagemBlogGestãoTreinamento

Como alavancar a produtividade por meio de treinamentos

AndragogiaAprendizagemBlogGestãoTreinamento

Teoria de aprendizagem de adultos - como aplicar na sua empresa

Blog

Como agir quando a equipe de vendas não tem um bom desempenho?

Conheça o LAB IV

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *