Últimas do IV:
O Lab IV tem o objetivo de formar o indivíduo na competência por meio dos conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para o desenvolvimento dele dentro da empresa.

AndragogiaAprendizagemBlogGestãoTreinamento

13 técnicas para melhorar seu treinamento de adultos

Encontrar um equilíbrio entre abordagens novas e antigas aumenta a eficácia da aprendizagem de adultos.

Os adultos optam por entender como o conteúdo se aplica a suas vidas e veem uma conexão direta entre aprender o material e ter mais sucesso, por isso, temos muitas oportunidades de oferecer experiências de aprendizado. A aprendizagem efetiva de adultos é o resultado de um esforço inteligente: os instrutores fazendo seu trabalho e os alunos sendo responsáveis ​​por fazer o seu.

Adultos não aprendem igual crianças

Adultos e alunos do ensino fundamental e médio têm estilos de aprendizagem distintos, principalmente devido à experiência de vida e aos níveis de maturidade. 

O fato de que os adultos aprendem de forma diferente das crianças é conhecido há séculos. Tudo é um equilíbrio entre o novo e o antigo que leva a uma melhor eficácia na aprendizagem de adultos.

A chave para o sucesso é conhecer seu público. Alguns dos treinadores de hoje estão sendo chamados de “especialistas em ensino de adultos”, e aqui estão 13 dicas para você se tornar um desses especialistas:

1. Envolva-os

A maioria das pessoas retém as informações de forma mais completa e por um período mais longo, quando podem interagir com o material. Algumas maneiras eficazes de manter os alunos adultos envolvidos incluem o seguinte:

  • Atividades e discussões em grupo
  • Interpretação de papéis
  • Exemplos e cenários da vida real

Um ponto importante a ser lembrado com atividades em grupo é discuti-las em classe. Realizar as atividades ajuda os participantes a vivenciar situações de diferentes lados do espectro, mas a análise delas mostra a eles as lições a serem aprendidas e permite que tirem alguns pontos-chave.

2. Mostre-lhes valor e relevância

Se os adultos vão gastar seu precioso tempo e, às vezes, até dinheiro pessoal para fazer um curso de aprendizagem, eles vão querer ser capazes de ver como o treinamento irá melhorar suas habilidades e aumentar sua base de conhecimento e comercialização.

O treinamento deve fornecer soluções práticas que sejam aplicáveis ​​aos trabalhos dos participantes. Por exemplo, uma empresa que fornece treinamento de vendas para um novo produto pode primeiro mostrar a todos como usar o produto de maneira adequada e, em seguida, permitir que eles mesmos o testem. Os funcionários terão experiência prática e maior conhecimento na hora de vender o produto.

3. Aplique uma abordagem informal como parte do processo de aprendizagem formal 

A experiência no ambiente de trabalho e a conversa informal são atividades de aprendizagem importantes. Incluir atividades-chave de aprendizagem informal, como por exemplo dicas de segurança alimentar para levar para casa, no processo irá melhorar a curva de aprendizagem.

4. Compartilhe sua experiência

Tente conectar suas experiências com o novo conteúdo para mostrar relevância e autoridade no assunto. As pessoas adquirem muita vivência conforme o tempo passa e, fazer com que eles compartilhem essa experiência entre si, possibilita que o aprendizado fique mais fácil e todos permaneçam envolvidos.

Por exemplo, se um instrutor está falando sobre protocolo para evitar implicações legais, alguém na classe pode ter uma experiência específica com o assunto que poderia fornecer aos participantes uma abordagem prática e identificável para lidar com situações do tipo. São esses exemplos que reforçam o material, deixam o treinamento mais rico e faz com que o conteúdo fique mais claro na cabeça do aluno.

5. Uso de estilos variados

Os adultos tendem a aprender por meio de três estilos em vários graus e combinações: vendo (estilo visual); ouvindo (estilo auditivo); fazendo (estilo cinestésico). Transmita sua mensagem utilizando cada um desses três estilos de aprendizagem. Usar fotos, contar histórias e fornecer exercícios práticos deixará mais claro e objetiva qualquer mensagem oferecida.

6. Torne a pontuação amigável

Os adultos geralmente apreciam ter algum controle sobre sua experiência de aprendizagem. Para dar a eles esse controle, você pode evitar a pontuação quantitativa para avaliações ou permitir uma série de tentativas corretivas antes que os resultados finais sejam registrados. Evitar notas com letras remove a pressão e permite que os participantes se concentrem no aprendizado real sem a pressão de serem pontuados.

As alternativas às avaliações tradicionais incluem o seguinte:

Demonstrações de habilidades

Os participantes podem mostrar o que aprenderam, demonstrando suas habilidades em um ambiente de trabalho realista ou concluindo uma tarefa relevante. Isso mostrará sua compreensão de como aplicar o conteúdo, além de seu conhecimento sobre o assunto.

Questões para discussão 

Os instrutores podem avaliar a compreensão dos participantes sobre o material, colocando questões que exigem respostas detalhadas.

Atividades em grupo

Ao observar como os alunos contribuem para as atividades em grupo, os instrutores podem medir seu nível de competência com o assunto.

7. Seja positivo e solidário

Para criar e manter um ambiente de treinamento bem-sucedido, os instrutores devem manter a atmosfera profissional, porém amigável, e tratar os participantes com respeito. Uma atmosfera positiva e de apoio deve encorajar os alunos a compartilhar suas opiniões e experiências.

Além disso, permitir erros dá aos alunos mais liberdade e motivação para participar. Geralmente, há uma maneira de dar um toque positivo a uma resposta incorreta e transformá-la em uma lição usando explicações de apoio e exemplos relevantes.

Outra abordagem é fazer perguntas abertas que não tenham uma resposta errada, se possível. Dessa forma, as respostas dos participantes são todas valorizadas, e o instrutor pode guiar a discussão para chegar à melhor opção ou solução.

8. Centrado no aluno

Os adultos querem ser tratados como pessoas independentes e capazes. Dê a eles a liberdade de cometer erros, mas inclua etapas de avaliação e feedback, garantindo que o aprendizado está atingindo os objetivos. Normalmente, um questionário é adequado para validar se as metas foram alcançadas e, ao mesmo tempo, garantir um esforço bem-sucedido

Uma boa validação fornece uma boa documentação do aprendizado desejado. Esta validação de aprendizagem e documentação podem fornecer benefícios imprevistos.

9. Tolerância máxima do cérebro / bunda / bexiga 

Dependendo da hora do dia, a tolerância de uma pessoa pode durar apenas 10-15 minutos e geralmente não mais que 45-50 minutos. Você já ouviu uma palestra com o cérebro indo para outro lugar? Como um treinador evita a névoa do cérebro? 

Pense no público e faça algo diferente em intervalos de 10 a 15 minutos. Varie sua entrega para refletir os três estilos de aprendizagem. O movimento dos dados às informações, ao conhecimento e à sabedoria requer tempo para pensar, questionar, filtrar e aplicar. Ofereça intervalos e envolva o público com atividades de interação.

10. O “por quê” antes do “como” 

Já que os adultos tendem a adotar a abordagem de “O que eu ganho com isso?”, você precisa explicar os benefícios individuais com antecedência. Os programas de treinamento devem orientar os alunos quanto aos recursos aprovados para analisar, sintetizar e fazer as escolhas certas de um rico depositário – use a Internet com sabedoria.

11. “O conhecimento deve vir por meio da ação” 

Essa afirmação foi dita por Sócrates a séculos atrás. Aprender com a ação é um método eficaz e uma forma divertida de treinar. Sempre faça com que seu treinamento tenha alguma parte prática, na qual o aluno adulto possa colocar em ação aquele conhecimento que está sendo passado para ele.

12. A abordagem de cinco etapas é um modelo padrão para estruturar a aprendizagem formal

Justificativa

Explique o porquê dos participantes aprenderem este material e como ele se aplica ao seu trabalho.

Objetivos

 Indique o que os alunos serão capazes de fazer após a conclusão.

Atividades

Identifique coisas interessantes para eles fazerem para atingir os objetivos.

Avaliação 

Verifique se os participantes aprenderam; faça perguntas-chave, teste-as, proporcione testes de referência de critérios.

Comentários

Solicite a opinião dos alunos para corrigir, confirmar e reforçar sua instrução.

13. Princípios fundamentais da aprendizagem de adultos 

Juntamente com os outros pontos, existem quatro princípios básicos que os adultos esperam que o treinamento inclua e que o seu treinamento deve incluir. São eles:

  • Use a sua experiência (aprendizagem informal e engajamento)
  • Prontidão (“O que eu ganho com isso?”; “No que isso me ajuda?”)
  • Ação (aplicação na vida real)
  • Autonomia (liberdade para cometer erros)

Nossa missão como educadores, treinadores, instrutores e até mesmo palestrantes é ajudar os alunos adultos a aprender. O sucesso deles é o nosso sucesso, e juntos alcançamos mais.

A boa aprendizagem de adultos não é acidental; é o resultado de um esforço inteligente do designer do programa e / ou do instrutor. O tempo é valioso demais para ser desperdiçado em um treinamento ruim.

Related posts
AndragogiaAprendizagemGerente de LojaGestãoTreinamento

Andragogia: O que é e como aplicar nos seus treinamentos de equipe

AndragogiaAprendizagemGestãoProdutividadeTreinamento

Como criar uma universidade corporativa com um programa de aprendizado de alto impacto

GestãoProdutividadeTreinamentoVendasVendedor

4 passos para montar o seu treinamento de vendas

AprendizagemBlogGestãoTreinamento

Como alavancar a produtividade por meio de treinamentos

Conheça o LAB IV

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *