Uma pergunta que sempre surge quando falamos de andragogia é: quem tem mais facilidade para aprender, adultos ou crianças?
Normalmente, a tendência é responder que as crianças têm mais facilidade para aprender, afinal de contas elas teriam um cérebro mais jovem que vai absorvendo tudo o que é ensinado. Entretanto, a ciência mostra que o adulto é capaz de aprender qualquer coisa tão bem como uma criança, ou até mais.
Segundo o pesquisador Malcolm Knowles, que popularizou o termo “andragogia”, isso se dá justamente porque os adultos possuem 5 vantagens extras em relação às crianças quando o assunto é aprendizado:
5 vantagens da aprendizagem de adultos
1- Autonomia
Normalmente, a maior parte das crianças é forçada a aprender uma grade pré determinada de conteúdos. Por outro lado, os adultos são autônomos e podem decidir o que vão estudar. Além disso, eles são capazes de tomar as suas próprias decisões para definir onde, como e quando vão estudar.
2- Experiência
O adulto já aprendeu muita coisa na vida e é capaz de usar essa experiência para encurtar caminhos e alcançar um objetivo mais rapidamente. Ele consegue fazer uso de ideias e conceitos de outros assuntos que já conhece para fazer analogias e, assim, aprender com mais eficiência.
3- Prontidão
Os adultos se interessam mais por assuntos relacionados à situações reais do seu dia a dia. Enquanto crianças são obrigadas a estudar assuntos mais abstratos, os adultos dão mais atenção a conteúdos que sejam de seu interesse prático e imediato.
4- Aplicação
O adulto prioriza assuntos que podem ser colocados em prática. Essa prioridade direciona para uma aprendizagem centrada na aplicação de soluções com o foco em resolver problemas reais do dia a dia.
5- Motivação
Quando um adulto decide aprender alguma coisa, sua motivação intrínseca é maior. Diferentemente dos adultos, as crianças precisam mais de uma motivação extrínseca, precisam de algo exterior a elas para se motivar, como as notas ou a cobrança dos pais e/ou dos professores.
“Use os princípios da andragogia a seu favor. Tenha um aprendizado participativo, experimentador, relevante e prático.”
4 princípios básicos de aprendizagem de adultos
Existem 4 princípios básicos da aprendizagem de adultos para ter um aprendizado de sucesso. Seguindo esses princípios, será possível aprender qualquer coisa de forma mais rápida, divertida e efetiva.
1- Se envolva no planejamento
Malcolm Knowles chama isso de aprendizado autodirigido. Esse tipo de aprendizado consiste em decidir por si mesmo o que será estudado. Não deixe que os outros decidam o que você vai estudar. Puxe essa responsabilidade para si.
Antes mesmo de começar os estudos, planeje: Quais são as suas necessidades? De que forma o seu aprendizado será avaliado? Com isso, você desenha um programa de estudos específico que só pode ser feito por você. Como adulto, você precisa estar no comando do seu aprendizado.
2- Não tenha medo de experiências
Os experimentos favorecem a base para o seu aprendizado e isso inclui os erros que são cometidos ao longo desses experimentos. Vivenciar novas soluções até que uma se adeque ao seu aprendizado é a melhor maneira de não ficar preso ao erro e acabar fazendo com que o esforço para aprender seja desperdiçado.
3- Foque em assuntos do seu dia a dia
Quanto maior for o impacto e relevância sobre o que você está estudando, melhor será o seu aprendizado. Saber onde esse aprendizado será aplicado, faz com que os adultos tenham mais clareza daquilo que estão se capacitando.
4- Estude primeiro a prática
O aprendizado de adultos é mais eficiente quando é aplicado a exemplos práticos. Ele precisa estar voltado para a solução de problemas reais para ser mais eficiente. Pegar um problema prático e estudar como solucioná-lo, possibilita um conhecimento mais objetivo e centrado no resultado.
5 passos para aprender com mais efetividade
Passo 1 – Tenha um bom clima de aprendizado
O clima de aprendizado é o ambiente que favorece os seus estudos, como materiais, instalações físicas ou virtuais, professores e colegas de estudo
Passo 2 – Faça um diagnóstico das suas necessidades
Você pode se fazer perguntas como:
- Por que você quer aprender?
- Isso é uma necessidade prática do seu trabalho ou da sua vida pessoal?
- Aprender esse conteúdo é uma desejo oculto ou mera vaidade?
Além desse tipo de pergunta, existem outras que também são importantes, como:
- O que você precisa aprender?
- Quais tópicos você precisa dominar sobre o assunto que deseja?
- O que significa dominar esses tópicos?
Passo 3 – Elabore um planejamento
Toda aprendizagem autodirigida necessita de um planejamento. Então, sempre planeje: o que vai estudar, quando vai estudar, quais materiais vai utilizar.
Passo 4 – Conduza experiências de aprendizagem
Os adultos aprendem melhor quando resolvem problemas práticos. Sempre que tiver dificuldades com algum ponto específico, volte para a teoria, estude um pouco mais e resolva o que ficou pendente.
Passo 5 – Avalie o aprendizado
Avaliar o que foi aprendido é muito importante. Isso pode ser feito por professores, provas, testes, sistemas automatizados. O essencial é conseguir avaliar se aquilo que você aprendeu está de acordo com os resultados que era esperado na etapa de planejamento.
“Utilize a andragogia na prática para melhorar a sua vida pessoal e profissional.”
Aprenda a aprender
Essa é uma habilidade extremamente importante que os adultos podem ter. Uma pessoa que aprende a aprender sabe tratar as causas dos problemas. Quem não se importa com as causas, vai passar a vida inteira tratando os sintomas ou, como uma frase popular diz, “enxugando gelo”. Qualquer meta que você tenha para sua vida tanto pessoal como profissional pode ser alcançada de maneira mais rápida e efetiva, basta resolver os obstáculos que estão entre você e os seus objetivos.
Olhe o aprendizado como uma ferramenta de solução prática para o seus problemas no seu dia a dia. Pense no porquê aquele assunto está sendo estudado. O aprendizado precisa ser voltado para tarefas práticas e não somente para memorização, que também possui um papel importante, mas não faz nada sozinha na educação de adultos.